Instituto Pensar - Comissão Europeia lança edital que beneficiará Organizações da Sociedade Civil brasileiras

Comissão Europeia lança edital que beneficiará Organizações da Sociedade Civil brasileiras

por: Mônica Oliveira


Organizações da Sociedade Civil (OSC) que desenvolvem projetos voltados para aumentar o protagonismo social no debate público poderão receber aporte financeiro para aprimorar suas ações.

Comissão Europeia lançou um novo edital específico para o Brasil, que tem objetivo geral de promover a melhoria de capacidades dessas OSC’s e permitir que ampliem suas ações sociais.

As entidades interessadas em participar da seleção devem enviar propostas em português, de forma online, e até as 16 horas (horário de Bruxelas) do dia 15  de setembro.

A ideia é oferecer suporte financeiro para a implementação de iniciativas que reforcem a democracia participativa e levem desenvolvimento equitativo, sustentável e inclusivo ao país .

Serão disponibilizados para essa oportunidade, aproximadamente R$ 34,5 milhões.

De acordo com o edital da Comissão Europeia, serão três lotes disponíveis para envio de propostas, cada um com objetivos específicos descritos na chamada: 1) Participação da sociedade civil2) Desenvolvimento Sustentável, BioEconomia e Economia Circular; e 3) Direitos dos povos indígenas.

"A União Europeia acredita que a sociedade civil brasileira é forte, ativa e plenamente capaz de influenciar processos políticos nacionais e implementar soluções criativas a questões do desenvolvimento. Entretanto, suas fragilidades, como limitações na capacidade de comunicar e informar a sociedade brasileira sobre suas ações e relevância; baixa sustentabilidade financeira, com dificuldade de manter equipes estáveis e qualificadas e programas de longo prazo, entre outros, prejudica sua credibilidade frente à população”, destacam organizadores.  

Todas as informações referentes ao edital e documentos estão disponíveis para serem baixados aqui.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: